top of page
Buscar

Associação Comunitária Vila Alzira completa 30 anos de Atividades Culturais.

Atualizado: 6 de fev.

Em 2025 a Associação Comunitária e Ponto de Cultura Vila Alzira completará 30 anos de atividades culturais.



O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações sem fins lucrativos.


Diante deste contexto a Associação Comunitária Vila Alzira completará em 2025, 30 anos de fundação, seu inicio começou em 1995 com um grupo de moradores de Aparecida de Goiânia, que se reuniam para ajudar famílias carentes e levar cultura e lazer a periferia. Por meio da portaria 39 do dia 28 de janeiro de 2002, o MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES abriu a oportunidade para que as associações sem fins lucrativos pudessem obter uma concessão de emissora comunitária de rádio, nasce então a PRIMEIRA RÁDIO CULTURAL de Aparecida de Goiânia, a Rádio Vitória 87,5 FM, recebeu recursos dos empresários instalados no bairro e contou com a mão-de-obra dos moradores para reformar o prédio onde a emissora está instalada desde daquele período (ÂNGELA, DENIZE 2009), Uma das principais ações da rádio comunitária Vitória FM 87,5 é trazer lazer e também ser um vetor sempre aberto à todas as demandas da comunidade.


Desde de 2016 a entidade é Ponto de Cultura, recebendo essa chancela pelas ações culturais, pois, as rádios comunitárias não somente propagam música, mas também toda a potência cultural de uma região por meio das frequências de ondas.


Foi o Ministério da Cultura, com a Secretaria da Diversidade e Cultural, o reconhecimento da entidade como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014). Esta chancela comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.


A associação em 2024 após 29 anos de atividades, aprovou seu primeiro projeto cultural com o CHAMAMENTO PÚBLICO 18/2024 REDE ESTADUAL DE PONTOS DE CULTURA DE GOIÁS, na qual está em execução com 05 apresentações de teatro, 01 programa de rádio cultural com 12 entrevistas de artistas, 02 oficinas de artes e um grande evento de encerramento do projeto e comemoração dos 30 anos de atividades com 2 quadrilhas juninas.


Como primeiro ao longo destes 30 anos, todas suas ações anteriormente foram organizadas pela sociedade civil, muitas vezes sem conseguir qualquer matéria de jornal ou registro que comprovem, isto aconteceu pelo fato dos sócios membros da não ficarem a disposição da instituição em sua integridade, logo, seu trabalho social foram realizados em momentos específicos como eventos comemorativos e o serviço de rádio difusão por meio do sinal 87,5 FM, com alcance chegando a pelo menos 50 mil ouvintes mensalmente.

 
 
 

Comments


bottom of page